Hoje, dia 21 de Janeiro marca a data de nascimento de um dos maiores comunicadores do rádio em toda região e do Paraná. Álvaro de Aquino completaria hoje 91 anos de idade, nascido em 24 de janaeiro de 1934 e tendo falecido em 21 de Julho de 1990. Com uma voz nos moldes dos maiores comunicadores do país, Álvaro aportou em Rio Negro em 1958, vindo da capital paranaense para justamente administrar a emissora a antiga G-9, que pertencia a Rede Paranaense de Emissoras.
Em Rio Negro, com grandes desafios Álvaro de Aquino empunhou os microfones da emissora e a transformou numa das principais emissoras da região, equivalendo-se a rádios da capital, já que naqueles tempos a G-9 foi a pioneira no suleste paranaense e norte catarinense. Sua chegada a Rio Negro como todo seu conhecimento Alvaro rapidamente transformou-se em grande personalidades nas cidades de Rio Negro e Mafra e na região.
Com talento próprio e muita criatividade Álvaro transformou a emissora numa verdadeira escola de talentos que depois alçaram seus vôos para outros veículos principalmente em centros maiores, muitos desses ainda estão em atividade e outros tantos ainda guardam na suas memórias os grandes feitos que a emissora realizou no jornalismo, na cultura, na música e na utilidade pública sempre pensando no próximo.
O Grande sonho de Álvaro de Aquino era ter conseguido elevar a emissora para a freqüência modula-FM. Ele começou com ZYG-9 Radio Rio Negro, depois ZYJ-207 Radio Difusora de Rio Negro ( ambas no AM) e hoje através da sua família chegou a tão sonhada FM ZYE-227 – 107,3 – FM. Os meios evoluíram, mas a lembrança daqueles fizeram a história da emissora que chegou aos 78 anos, continua sendo mantida viva em forma de agradecimento para todos aqueles que contribuíram para esse projeto. Álvaro de Aquino era uma verdadeira lenda....o Coronel Silveira das manhãs da Difusora...