Vereadores aprovam CPI para investigar Hospital Bom Jesus

  • 30/11/2022
  • 2 Comentário(s)

Vereadores aprovam CPI para investigar Hospital Bom Jesus

Durante a sessão ordinária da última terça-feira (29), foi aprovado por unanimidade o Requerimento Nº 37/2022, o qual requer a instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar indícios de irregularidades nas prestações de contas referentes aos recursos públicos recebidos pela Sociedade Hospital Bom Jesus de Rio Negro.

Segundo a autora do requerimento, a vereadora Maria Célia Conte (Cidadania), o fato determinante para criação da CPI se reveste na condição de que o hospital recebe verbas públicas e não há transparência na prestação de contas da utilização desses recursos.

A vereadora afirma ainda que, inclusive, houve omissão de respostas quando requerido informações pela Câmara de Vereadores, sendo assim, é de suma importância a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito tendo como fato determinado a apuração da aplicação das verbas públicas municipais nas despesas do Hospital.

Este é apenas mais um capítulo do embate entre o Legislativo e o nosocômio. Em outra sessão ordinária, os vereadores já haviam solicitado informações ao HBJ, por meio do Requerimento Nº 34/2022, os vereadores buscavam informações sobre o Contrato Emergencial do Pronto Atendimento com o Hospital Bom Jesus ao setor responsável pela Gestão da Saúde Municipal. Já o Requerimento Nº 35/2022 buscava informações sobre a inspeção realizada pela Vigilância Sanitária na unidade de saúde.

Maria Célia foi taxativa ao frisar que a comunidade rionegrense tem um forte envolvimento e vínculo com o Hospital Bom Jesus, o qual foi construído, ampliado e apoiado com recursos de cidadãos (entre comerciantes, moradores, médicos, enfermeiros e outros) e o Poder Executivo. “Nos últimos anos, passando por dificuldades econômicas, a comunidade participa diretamente em ações para arrecadar verba para manter a unidade de saúde. Outro ponto importante, são as denúncias recebidas por esta vereadora. Entre os relatos das pessoas, estão: falta de medicamentos, exames de imagem, atraso dos médicos na troca de plantões, falta de pessoal para efetuar a limpeza pós às 15h, até o dia seguinte, os atendimentos estão sendo realizados por alunos residentes sem o preceptor, demora de até 3h para a triagem e classificação de risco. Ainda existe a dificuldade da instituição para recebimento de Recursos Públicos, devido a falta de Negativas Estaduais e Federais”, explanou durante o uso da tribuna.

Todos os vereadores votaram a favor da abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito e em suas falas, apoiaram a vereadora e fizeram diversas críticas ao Hospital Bom Jesus. “Nós sabemos das reclamações com relação ao atendimento, que no hospital normalmente o indivíduo vai pra lá doente e nem sempre sai curado e com vida. Isso é uma coisa natural do ser humano. Precisamos que as coisas sejam transparentes”, argumentou o vereador Élcio Josué Colaço.

Os legisladores deixaram claro que o objetivo é oferecer proteção à saúde das pessoas, assim como de prevenção a doenças evitáveis, e buscar as informações são necessárias para que outras empresas possam se habilitar para ofertar os Serviços de Pronto Atendimento à comunidade. Os edis demonstraram preocupação com a atual situação da unidade de saúde, devido relatos pessoais e de munícipes sobre algumas áreas de atuação do Hospital Bom Jesus.

Após a escolha dos nomes que deverão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito, a mesma terá um prazo de duração de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período.


#Compartilhe

2 Comentários


Deixe seu comentário








Sincerão

30/11/2022

E por falar em Hospital....
Parece que sairá uma licitação para escolha de empresa que atenderá um futuro Pronto Atendimento. Creio que requisitos mínimos devem ser requeridos como formação em atendimento ao trauma e á emergências clínicas, disponíveis em cursos de baixo custo como ATLS e ACLS.
È inadmissível um médico emergencista não ter noção báscia de eletrocardiograma, não saber intubar um paciente ou manejar um choque.
Se liguem vereadores, a saúde de verdade da população RioNegrense necessita muito mais que sua vã filosofia....

Fivilkver

18/12/2022

Myomectomy can be completed with or without a morcellator <a href=http://bestcialis20mg.com/>legit cialis online</a> I was diagnosed with grade 1 tubular invasive carcinoma slow indolent growing 6mm

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes